Coffee Drops ☕️

Eu sou minimalista!

Recentemente descobri que meu blog está listado no top 40/100 sobre minimalismo e compartilhar sobre como vivo o minimalismo sempre foi a ideia original do blog, então resolvi conversar com você sobre minha vida minimalista.

“Como resolvi me tornar Minimalista”? Na verdade não me tornei minimalista em algum determinado momento da minha vida, acredito que já nasci assim, nunca fui uma pessoa determinada a ter todas as coisas do mundo, apenas aquilo que considero necessário. Conheci o termo “Minimalista” na faculdade e quanto mais estudava -- mais eu me apaixonava. Então quando decidi pesquisar além da Arquitetura, me deparei com a decoração e por fim com o estilo de vida e foi neste momento que uma luz acendeu na minha vida -- Oh! Eu sou minimalista!

“Por que senti a necessidade de mudar minha vida?” Optar por uma vida minimalista é algo muito pessoal, não se pode e nem se deve impor isso às pessoas que te cercam, cada individuo é único e tendo isso muito bem definido sei que não posso mudar as pessoas que me cercam e para conseguir viver o minimalismo de modo pleno eu me encontro trabalhando neste processo de mudança física. O mais importante é que já sei o que quero para minha vida: + Qualidade – Quantidade!

“Por onde comecei?” Na verdade eu não sou materialista, geralmente eu ganho muitos presentes e é exatamente aí que mora o problema, quando ganho algo que não gostei, não sei dar aquele toque sutil sabe? Simplesmente aceito e agradeço. Foram raríssimas vezes que consegui trocar algo, mas na maioria das vezes vou guardando e consequentemente acumulando coisas desnecessárias.

Então segui esses passos:

  1. Admitir que essa atitude não era saudável.
  2. Desapegar da ideia de que as pessoas ficariam chateadas por ter passado a diante aquele presente.
  3. O mais importante foi doar tudo aquilo que não me era necessário. Virei meu quarto de pernas para o ar, lembro que foram meses separando roupas, bolsas, sapatos e objetos de decoração, coloquei tudo dentro de caixas e doei! Isso me deu uma sensação de liberdade!!
“Quanto tempo levou até que percebi a mudança de hábito?” Não demorou muito. Conforme o meu quarto foi literalmente esvaziando, fui ganhando mais horas livres para fazer outras coisas. Adoro o tempo!!! Gosto de ter tempo para fazer coisas que realmente me deixa feliz!!

“Você implementou outras mudanças em sua vida?” Quando você descobre realmente o que te faz feliz, o que te completa, as mudanças ocorrem naturalmente. Acredito que o primeiro passo admitir para si, ser honesto com seus verdadeiros ideais. Como disse, ainda estou no processo de me mudar e só assim poderei implementar outras mudanças na minha vida, como alimentação e como organização da casa em sua totalidade.

“De todo esse processo, o que foi mais importante para você?” Saber quem sou, o que gosto de vestir, o que gosto de ouvir, o que me dá prazer em viver, o que gosto de comer, quais pessoas gosto de ter a cia para desfrutar o “fazer nada”, quais pessoas não quero ao meu lado, me sentir feliz por estar com meu filho e não basear minha felicidade em bens materiais. Essas foram as minhas conquistas, mas o que realmente é o mais importante neste processo foi notar que meu filho desde cedo, ao observar minhas atitudes, aprendeu naturalmente a ser minimalista. É incrível vê-lo controlando os impulsos da compra, às vezes até quero comprar uma bobagem qualquer e ele me pergunta “é mesmo necessário mãe?“. Isso definitivamente é maravilhoso, sem contar que é o sonho de toda mãe!

Ok, eu confesso -- não suporto o excesso, me confunde e a desordem me deixa perdida!!

Você se considera uma pessoa minimalista ou já pensou sobre?


Email me & Follow blog

#Minimalismo